sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Rikka Shimputai: um clássico moderno


Todos estilos atuais derivam do clássico Rikka Shofutai, desenvolvido no final do século 16 e início do 17 pelos grão-mestres Senko I e Senko II. Trata-se de uma tentativa de criar uma miniatura da natureza num arranjo composto por 7 a 9 galhos principais, mais 15 galhos complementares.

Quinhentos anos depois, o próprio estilo ganhou um novo formato: o Rikka Shimputai ou estilo moderno, desenvolvido em 1999 pelo grão-mestre atual, Sen'ei Ikenobo, com o objetivo de harmonizar este estilo complexo com a vida contemporânea.



Para planejar um rikka shimputai é preciso partir de uma concepção simbólica. Os arranjos desta página celebram a primavera, uma vez que foram feitos no dia 23 de setembro -- data de entrada da estação no hemisfério sul. Usam como elemento principal, portanto, a ocuroleuca (Iris ochroleuca), que transmite poderosa ideia de crescimento. O segundo galho principal é feito com o antúrio. O conjunto é completado com o belo tom roxo das florzinhas miúdas da cáspia (Limonium latifolium). Finalmente, uma folha marrom de fórmio à frente no centro dá equilíbrio à composição. Arranjos feitos respectivamene por Monica Martinez, Mariko e Elza Baptista, sob orientação de Emília Tanaka.