sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ikebana Ikenobo no século 21

A ikebana clássica, da escola Ikenobo, inicia uma nova fase depois de três anos de estudos feitos pelos professores da Ikenobo Society of Floral Art, com sede no Japão. Agora em 2010, Sen´ei Ikenobo, o 45º grão-mestre da entidade -- cuja linhagem remonta ao fundador da escola -- redefiniu os estilos que fazem parte da escola. São eles

Rikka -- o mais tradicional, em suas versões clássica (shofutai), criada no início do século XVI, e moderna (shimputai), desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial.

Shoka -- nas versões shofutai, desenvolvida a partir do século 17 inspirada do estilo nagueire, e shimputai, idealizada em 1977 pelo atual grão-mestre.

Jiyuka -- o estilo livre, que surge no final do século XX, também concebido pelo atual presidente da escola.

"Com esta reformulação, o estilo moribana deixa de fazer parte da nossa escola", lembra Emília Tanaka, presidente da Associação Ikebana Kado da América Latina.

A mudança certamente demandará a reciclagem dos professores da área, mas deve facilitar os estudos dos novos aprendizes.

Texto: Monica Martinez
Arranjos em estilo Shoka Shofutai Sanshu-ikê respectivamente de Elza Baptista, Elza Oguma e Monica Martinez, sob orientação de Emília Tanaka.


Nenhum comentário:

Postar um comentário