quinta-feira, 3 de março de 2011

Celebração de 550 anos da Ikebana Ikenobo

Acredita-se que o templo Rokkakudo, localizado no centro de Quioto, foi fundado por Shotoku Taishi há cerca de 1 400 anos. Sacerdotes que faziam oferendas de flores aos altares budistas deste templo viviam próximo a um lago (ike em japonês) em uma pequena cabana (chamada bo). Por esta razão as pessoas começaram a chamar os monges pelo nome Ikenobo. Assim, a Ikebana começou e se difundiu com a escola Ikenobo, que teve muitos mestres famosos.

Em 1 462 Senkei Ikenobo foi descrito como “o mestre dos arranjos florais” em Hekizan Nichroku, o diário de Unzen Taikyoku, monge zen budista do Templo Tofukuji, de Quioto. Devido a este registro, o nome de Senkei Ikenobo permanece na história como o mestre que refinou a Ikebana.

Desta forma, em 2012 celebra-se o 550º. ano desde que o nome Ikenobo apareceu pela primeira vez em um registro histórico. Esta forma de arte enfrentou muitos momentos difíceis. Contudo, como diz Sen’ei Ikenobo, o 45º. grão-mestre desta escola, este marco “é o resultado do fato de que o espírito e a arte do Ikenobo têm passado desde então de professor a aluno, de pessoa a pessoa, e que as pessoas continuam a fazer arranjos de acordo com o espírito de seu tempo”.

“Eu acho que o Ikenobo tem uma missão a cumprir”, diz ele. “Nós enfrentamos mudanças dramáticas na cultura e nos valores japoneses, com velozes alterações na moderna sociedade japonesa. Ao dar continuidade aos esforços e ao entusiasmo de nossos antepassados, que também eles responderam às mudanças de seu tempo, fazemos o possível para que os valores do Ikenobo sejam amplamente reconhecidos na contemporaneidade”.

Ikenobo Ikebana 550th Year CelebrationCelebração de 550 anos da Ikebana Ikenobo – é o nome sob o qual vários eventos e atividades estão sendo organizados. As comemorações iniciam-se em novembro de 2011, durante a Exposição Tanabata, realizada no Japão, e encerram-se na mesma exibição em 2012.

Segundo Sen’ei Ikenobo, trata-se de uma oportunidade para rever o progresso feito até agora, bem como para determinar o caminho que será tomado no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário