quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O surgimento da escola Ikenobo



Kao irai no Kadensho
, o primeiro manuscrito conhecido sobre Ikebana, data de 1486. Contudo, a obra que marca o surgimento da escola Ikenobo seria escrita cerca de meio século mais tarde. Trata-se de Senno Kuden – Ensinamentos Orais de Senno Kuden – provavelmente de 1542, um ano antes do falecimento de seu autor, Senno Ikenobo, aos 61 anos de idade.

E porque Senno Kuden é considerada tão importante? Segundo o atual grão-mestre, Sen’ei Ikenobo em The Book of Ikebana, parte 1, o novo espírito dos arranjos florais está estabelecido no prefácio da obra:

“Eu tenho ouvido que flores têm sido colocadas em vasos desde tempos antigos. Mas estas flores eram admiradas somente pela sua beleza externa, sem a consciência de suas expressões naturais sutis que flores e ramos podem dar. Nossa tradição, no entanto, usa tanto as folhas quanto as flores para arranjar uma imagem ideal de beleza interior das plantas, uma imagem baseada nas formas naturalmente ocorrentes das plantas e árvores do campo, montanha e lago. É esta forma de apreciação de flores que tem se espalhado por todo país”.

O atual grão-mestre explica que a obra, também chamada de Omaki, faz parte até hoje dos ensinamentos da escola Ikenobo. Segundo ele:

O Senno Kuden defende uma forma de arranjo das flores essencialmente diferente de todas que a precederam. Folhas eram de igual importância às flores. Em vez de simplesmente serem colocadas num vaso, as flores eram arranjadas com uma consciência de que elas por si só refletem a beleza dos vastos movimentos da natureza. A “imagem ideal” das “formas naturalmente ocorrentes das plantas e árvores do campo, montanha e lago” foi a base para uma Ikebana de nova e vital expressão. Não apenas as flores, mas flores, folhas e galhos arranjados juntos sugerem a verdade da beleza da natureza de uma forma que fala aos nossos corações. Mais tarde, isso foi descrito como “colocar para fora a essência da forma natural da planta”.

Segundo Sen’ei Ikenobo, o Senno Kuden é considerado a fundação espiritual da escola Ikenobo de Ikebana.

Até o século 20, todavia, esses ensinamentos eram transmitidos apenas de mestre para discípulo. O poscrito do Senno Kuden adverte:

O precedente manuscrito é de posse secreta desta casa. Esse ensinamento é raramente transmitido para outros. No entanto, apesar da minha idade e doença, eu registrei este ensinamento como um suplemento à instrução oral de acordo com o pedido do mestre Kensei do templo Iwakura de Koshu. Faça todo esforço para se assegurar que ele não seja visto por outros.

Ainda hoje, os ensinamentos são transmitidos de forma lenta e gradual, uma vez que não basta a perícia técnica. O aprendiz precisa compreender na prática, arranjo após arranjo, o verdadeiro espírito defendido por Senno desde o século 16.

Monica Martinez

*As traduções do inglês para o português foram feitas pela autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário